Entramos em contacto?

    M
    Notícias

    A Alai Secure revoluciona as comunicações máquina a máquina na era da nova conectividade

    2 Dez 2022 | Notícias

    • A empresa, que iniciou as operações comerciais no Peru em março de 2022, faz um balanço positivo desde a sua chegada ao país, que carecia de soluções específicas para comunicações inteligentes máquina a máquina (M2M) e da Internet das cosas (IoT).
    • É a tecnologia de ponta da SUMA que permite oferecer um serviço máquina a máquina completo em 4G e 5G, assim como personalizá-lo para proporcionar a oferta de serviços mais completa do mercado em Segurança Telco.
    SUMA móvil - Noticia: Alai Secure revoluciona las comunicaciones máquina a máquina en la era de la nueva conectividad

    Este ano, chegou ao Peru um novo modelo de Operador de telecomunicações, especializado exclusivamente em comunicações máquina a máquina. Até hoje, este tipo de tecnologia era oferecido apenas por grandes operadores móveis generalistas, que forneciam o serviço como uma parte dos seus amplos portfolios da empresa. Por isso, a entrada de um novo interveniente altamente especializado implica uma mudança significativa no mercado e, pela primeira vez, as empresas que estão a incorporar comunicações máquina a máquina (M2M/IoT) nos seus serviços corporativos e processos produtivos terão um aliado para oferecer consultoria em todo o ciclo de vida da aquisição e ajuda para projetar e executar inovadoras funcionalidades de M2M/IoT que agregam valor e são cada vez mais complexas e interessantes para os clientes finais.

    Assim nasceu a Alai Secure, o primeiro Operador M2M/IoT em Segurança Telco do mercado. Com especialização na gestão de comunicações de missão crítica em setores como o de segurança privada ou sociossanitário, o enfoque da empresa centra-se na segurança, na garantia das comunicações e da sua execução de forma fiável. A empresa, de origem espanhola, oferece serviços em todos os países nos quais a SUMA móvil está presente na América Latina, como a Colômbia, o Chile e o Perú, onde iniciou as suas operações comerciais no mês de março. Hoje, após mais de meio ano desde o seu lançamento, a empresa ratifica a boa acolhida da sua oferta de serviços no país.

    “Com base na nossa experiência em Espanha, onde iniciamos as operações em 2005, o mercado peruano está a responder conforme o esperado, e até muito melhor. Neste momento, já temos os nossos primeiros clientes na região em setores como o de segurança privada (alarmes monitorados), tracking (GPS), telemetria e POC (Push To Talk Over Cellular)”, esclareceu Carlos Valenciano, Diretor executivo da Alai Secure.

    Além disso, acrescentou que “utilizar a plataforma da SUMA móvil é uma garantia para nós, pois podemos usufruir de uma plataforma de serviços móveis completa, comprovada e segura, além da possibilidade de elaborar e desenvolver novos serviços com o fim de assegurar as comunicações entre os dispositivos implementados em campo e os sistemas centrais do cliente, de modo que sejam executadas de forma segura”.

    SUMA móvil - Noticia: Alai Secure revoluciona las comunicaciones máquina a<br />
máquina en la era de la nueva conectividad

    Proteger as comunicações inteligentes: uma necessidade imediata

    A entrada da Alai no Peru coincidiu com um momento de disrupção tecnológica marcado pelo surgimento iminente da tecnologia 5G e da hiperconectividade. Diante desta nova situação, a segurança nas comunicações passa a ser uma prioridade para garantir as comunicações entre dispositivos, especialmente para empresas que trabalham em ambientes críticos, como os setores sociossanitário, policial, de vigilância, serviços de emergência, bancário, financeiro, entre outros; e sobretudo, diante da constante e cada vez maior ameaça de novos ataques cibernéticos que podem provocar a violação de informações confidenciais sobre serviços e clientes. É neste ponto que o papel de um Operador de telecomunicações se torna um fator determinante para prevenir e/ou evitar este tipo de cenários de risco.

    Como exemplo, de acordo com uma notícia do jornal El Comercio, somente na primeira metade de 2022, ocorreram no Peru 5,2 milhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2021. Ao longo deste período, aumentaram os ataques de malware mais sofisticados e direcionados, como o ransomware ou “ataque de dados”.

    SUMA móvil - Noticia: Alai Secure revoluciona las comunicaciones máquina a máquina en la era de la nueva conectividad

    Produto emblemático: o primeiro sim card multicobertura em Segurança Telco

    A Alai Secure lança ainda este ano no mercado latino-americano o seu novo cartão SIM Globall, um simcard multi-carrier e multicobertura especial para comunicações máquina a máquina M2M e também para a Internet das coisas (IoT), e que dispõe da oferta de serviços em Segurança Telco mais completa do mercado.

    Um simcard concebido com base na segurança que se conecta, durante a instalação, à melhor cobertura disponível no momento. Assim, em caso de contingência na rede móvel, é feito um balanço automático que permite a ligação à melhor cobertura móvel disponível no momento, sem prejudicar os serviços. Isso facilita o trabalho dos instaladores, que somente devem levar um simcard e, consequentemente, a logística e a gestão dos simcards.

    “Hoje, a tecnologia abre um enorme leque de novas possibilidades que permitem melhorar a nossa operacionalidade e oferecer atendimento com garantias a qualquer cenário de serviços. Desde que a Alai Secure chegou ao Peru, recebemos uma resposta positiva de todos os setores nos quais estamos presentes. Atualmente, estamos a finalizar os detalhes de desenvolvimento para lançar as nossas operações comerciais em Portugal, no último trimestre do próximo ano. Estamos satisfeitos por continuar o nosso processo de crescimento e expansão”, afirma o dirigente.

    A plataforma de serviços móveis da SUMA no Peru, na qual se baseia a implementação da Alai Secure, dispõe de uma tecnologia de última geração desenvolvida completamente in-house, “o que representa uma garantia para nós, pois nos permite responder rapidamente a uma solicitação de serviço e às próprias alterações na demanda de serviços por parte das empresas, de modo a sermos muito competitivos e podermos diferenciar-nos pela agregação de valor”, conclui Valenciano.