- A empresa anunciou o seu sistema de negócios convergente, específico para ISPs e operadores por cabo. Com esta evolução, os operadores poderão gerir e centralizar a sua oferta de serviços (Internet, TV digital/analógica) de forma eficiente e rentável, e definir pacotes para as suas próprias ofertas triple e quadruple-play de modo inteiramente autónomo e seguro.
No segundo ano como convidada, a SUMA móvil, a primeira plataforma de serviços móveis para MVNOs no Peru, esteve presente na “Expo ISP Perú”, o principal encontro anual do setor de ISP e Telecomunicações, que decorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro em Lima. Neste local, reuniram-se mais de 300 participantes, entre os quais intervenientes do mercado Telco que demonstraram interesse em desenvolver novas oportunidades de negócios.
Em representação da SUMA móvil, Mauricio Guerra, Country Manager da marca no Peru, e Ramón Escalona, Wholesale Partnership Manager, participaram conjuntamente na apresentação da comunicação “A chave para passar de um ISP a uma empresa de telecomunicações: o sistema de negócios e operações convergente da SUMA”, no âmbito do ciclo de conferências organizado para a feira. Além disso, o dirigente da empresa no país destacou o valor e a importância de que os ISPs e os operadores por cabo disponham de um sistema de negócios e operações convergente que permita gerir com garantias os seus serviços de Internet e TV, além de incorporar outros serviços (telefonia móvel, fixa, energia, segurança) e definir pacotes para as suas próprias ofertas de serviços convergentes triple e quadruple-play.
Ramón Escalona, Wholesale Partnership Manager; Mauricio Guerra, Country Manager e Marco Cruz Rivera, Project Manager da SUMA móvil
Neste sentido, Mauricio Guerra anunciou em primeira mão durante a sua apresentação: “hoje oferecemos um sistema de negócios convergente, o Business Support System (BSS), uma solução modular que permite aos operadores ter o seu próprio sistema de negócios, completamente integrado nas operações dos serviços de Fibra e de TV, ou, conforme o caso, integrado exclusivamente nos módulos de serviços necessários para complementar e reforçar o sistema que já tenham implementado. Ou seja, trata-se de uma oportunidade que permite aos operadores ser mais competitivos e fornecer uma oferta mais personalizada capaz de acrescentar a telefonia móvel para ampliar os seus portfolios”.
Por sua vez, Ramón Escalona ressaltou que “a fortaleza da empresa está baseada na plataforma completa de serviços móveis para MVNOs, onde as empresas podem planear e personalizar as suas próprias ofertas de telefonia móvel de acordo com as necessidades dos clientes. Tudo isso é facilmente viabilizado, sem grandes investimentos e com tempos mínimos de implementação e operacionalização”.
Outra notícia divulgada pela SUMA foi o estabelecimento de um novo acordo no início do ano de 2023. Desta vez, com a MiFibra, Operadora de Internet que oferece serviços nas regiões do norte do país (Lambayaque, Chiclayo, Ferreñafe e Piura). Assim, a SUMA móvil continua a consolidar-se como um eixo dinamizador dos negócios no mercado peruano.