- A empresa prossegue com o seu plano de internacionalização que teve início em 2018, com a abertura na Colômbia, e implementa a sua plataforma tecnológica em Portugal com o claro objetivo de dinamizar o mercado e promover todas as iniciativas de empresas e investidores que pretendam lançar a sua própria oferta de serviços de comunicações móveis (voz, SMS e dados móveis) com a sua própria marca e com tarifários personalizados à medida.
Após pouco mais de um ano de trabalho árduo desde que a SUMA móvil chegou a Portugal, a empresa anuncia oficialmente o início da operação comercial no país. A equipa da SUMA móvil Portugal, liderada por Bruno Martins, Country Manager da SUMA em Portugal, está a começar uma nova e estimulante etapa com um objetivo claro: reativar o mercado Telco português, fornecendo suporte tecnológico e assessoria a empresas e operadores (ISPs, operadores por cabo e telefonia fixa, entre outros) para implementar novas ofertas, serviços inovadores e modelos de negócio de serviços móveis diferenciadores, com preços competitivos e a mais recente tecnologia disponível.
“A telefonia móvel em Portugal é um setor maduro e dominado pelos três operadores nacionais de rede móvel: MEO, NOS e Vodafone. Embora Portugal tenha uma das melhores coberturas de rede, existe uma procura crescente entre os consumidores, as comunidades, as empresas, etc., por novas ofertas personalizadas em função das suas necessidades e preferências. O surgimento de novos players, por meio da plataforma da SUMA móvil, permitirá a apresentação de novas ofertas no mercado, mais orientadas às necessidades de cada segmento”, afirma Martins.
A empresa tem a licença da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) para operar como Full MVNO a nível nacional, oferecendo serviços de voz, SMS e dados móveis em 3G, 4G e com uma plataforma tecnológica própria compatível com 5G. O ecossistema técnico implementado dispõe dos acordos necessários com terceiros (rede móvel, portabilidade numérica, entidades de recarregamento, meios de pagamento, etc.) para oferecer um serviço completo desde o primeiro momento.
A SUMA móvil chega a Portugal com o resultado positivo do trabalho realizado em Espanha e nos três países nos quais está presente na América Latina (Colômbia, Chile e Peru), que encerraram o ano de 2022 com mais de 40 marcas implementadas e operacionais e outras 10 que entrarão no mercado durante este primeiro semestre do ano, tornando-se, desta forma, a primeira plataforma de serviços móveis para MVNOs da região.
“A combinação entre tecnologia e experiência é fundamental. Sempre tentámos oferecer às nossas marcas parceiras a mais recente tecnologia móvel disponível a cada momento (eSIM, reconhecimento biométrico, VoLTE, 5G). Uma tecnologia robusta e comprovada que já foi implementada em mais de 100 operadores móveis virtuais e mais de 600 submarcas distribuídas por todo o mundo”, declara Ramón Escalona, responsável pelos negócios da SUMA móvil a nível internacional.
“A empresa chega a Portugal, com uma evidente vocação de investimento a longo prazo, para passar a ser um elemento dinamizador do mercado e estabelecer fortes laços comerciais no país”, afirma Escalona. “A entrada da empresa em 2018 no Alantra Private Equity, um dos fundos de capital privado mais reconhecidos em Espanha e na Europa, permite-nos contar com o apoio financeiro necessário para empreender projetos mais ambiciosos, expandir para novos países e manter o nosso compromisso firme em defesa do I&D”, conclui o dirigente.
Sobre a SUMA móvil:
A SUMA iniciou as operações em Espanha no ano de 2010. Atualmente, está presente na Colômbia, no Chile e no Peru, onde tem mais de 40 marcas parceiras de operadores móveis, e prepara o seu próximo lançamento comercial em Portugal no primeiro semestre de 2023.
A SUMA móvil é uma filial do Grupo Ingenium Tecnología, holding de empresas de telecomunicações com sede em Espanha. Tem mais de 25 anos de experiência na liderança da inovação em tecnologia para Operadores Móveis e Operadores Móveis Virtuais em todo o mundo.